Sobre
479
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-479,stockholm-core-2.0.5,select-theme-ver-6.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_menu_,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-679

Sobre Nós

Somos uma rede de articulação formada por advogadas e advogados, e representantes de entidades da sociedade civil para a atuação jurídica em casos de violação de direitos e liberdades individuais.

Missão

 

Fomentar uma rede que garanta a proteção jurídica para defensores de direitos humanos, entidades da sociedade civil e indivíduos que tenham seus direitos constitucionais e liberdades individuais violados, bem como fazer uso dos sistemas jurídicos brasileiros para proteger direitos e avançar no combate a desigualdades.

Visão

 

Uma sociedade civil plural, ativa e vibrante, em que todos e todas possam exercer suas liberdades e atingir seu pleno potencial.

Nossa rede de redes

 

 

A Rede Liberdade constrói uma aliança nacional para assegurar a implementação de direitos humanos e evitar retrocessos na agenda a serviço da redução das desigualdades. Nesse sentido, articula seus contatos para apoiar juridicamente organizações, jornalistas, servidores públicos, ativistas e populações vulnerabilizadas.

 

Por sermos uma rede de redes, nós conectamos entidades da sociedade civil, coletivos e movimentos sociais com advogados e advogadas privados e defensores públicos nos níveis nacional e estaduais para atuar em casos emblemáticos de violações de direitos, garantias ou liberdades constitucionais e qualquer violação à democracia e seus valores.

 

A Rede Liberdade mobiliza uma coalizão, atualmente composta por mais de 170 entidades da sociedade civil, para monitorar e identificar violações de direitos humanos e ativar a rede para promoção da defesa legal necessária. Entre nossos parceiros estão a Rede Advocacy Colaborativo (RAC), o Pacto pela Democracia e grupos jurídicos como o IDPN.

 

Reconhecemos a importância da democratização do conhecimento jurídico e, portanto, temos um compromisso com formações de profissionais para atuação estratégica e em direitos humanos, sempre em parceria com escritórios de advocacia, organizações da sociedade civil e outros membros da rede.

Equipe

ANA PAULA FREITAS

Coordenadora de Programas e advogada da Rede Liberdade. Co-fundadora e idealizadora do IDPN – Instituto de Defesa da População Negra, no Rio de Janeiro. Reconhecida em 2019 pela Organização Internacional Ashoka, considerada uma das cinco de maior impacto social do mundo, no programa Jovens Transformadores pelo Democracia no Brasil, pela sua longa e diversa trajetória em atuação no acesso a justiça como Empreendedora Social Jurídica.

BETO VASCONCELOS

Advogado, co-fundador, idealizador e presidente do Conselho Consultivo da Rede Liberdade. Graduado em direito pela USP. É professor do INSPER e foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia (NY). Foi Secretário Nacional de Justiça no Ministério da Justiça, Secretário para Assuntos Jurídicos e Secretário Executivo na Presidência da República. Coordenou os trabalhos da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA. É membro dos Conselhos da Human Rights Watch e Transparência Internacional no Brasil, e associado do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).

BRUNA ROCHA

Estagiária jurídica da Rede Liberdade. Graduanda em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP. Membra do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular de Ribeirão Preto e do Jornal Ócios de Ofício. Desenvolve iniciação científica na área de Direito Penal, com enfoque em doenças psíquicas, tendo como base a análise empírica da aplicação das Medidas de Segurança.

BRUNA SANTOS

Advogada da Rede Liberdade. Graduada pela Universidade Federal da Bahia, onde fundou a Clínica de Direitos Humanos. Foi representante da universidade em duas competições internacionais, bolsista pela Ford Motor Company no programa de estágio do The Washington Center, e estagiária no International Centre for Missing and Exploited Children. Pesquisadora do grupo de estudos “Direito, globalização e cidadania”.

ELAINE GOMES

Advogada da Rede Liberdade. Mestranda do Programa de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha Direitos Humanos, Sociedade e Arte. Especialização em Relações Internacionais pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pós-graduanda em Direito Público e Privado pela Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ). Foi Residente Jurídica da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPE-RJ). É pesquisadora integrante do projeto Plataforma Feminista Antirracista (UFRJ) e colaboradora do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (EMERJ).

ELIANA BOGÉA

Pesquisadora CAPES de Pós-Doutorado em Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA UFPA). Doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA UFPA). Mestra em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA UFPA). Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Cátedra UNESCO de Políticas Culturais da Universidade de Girona-Espanha. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP MG). Coordenadora Jurídica do Programa de Vítimas, Testemunhas e Familiares de Vítimas no Pará (PROVITA PA), 2021. Consultora Técnica Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. Primeira Ouvidora Geral Externa da Defensoria Pública do Estado do Pará, 2018-2020. Parecerista do Ministério da Cultura (MinC), 2015-2017. Consultora UNESCO para o Ministério da Cultura (MinC), 2013-2014.

FELIPE FREITAS

Assessor de Programas e advogado da Rede Liberdade. Pesquisador na área de política e direito com mestrado e doutorado em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. Foi coordenador do Plano Nacional de Violência contra Juventude Negra e Secretário Executivo do Conselho Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Além disso, atuou como consultor junto a organismos internacionais e organizações não governamentais na área de pesquisa, litigância estratégica e advocacy. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Criminologia da UEFS e pesquisador do Núcleo de Justiça Racial da FGV SP.

ISABELLA TEIXEIRA

Estagiária de Programas da Rede Liberdade. Graduanda em direito na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Integrante bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP, realizando projetos e pesquisas relacionadas com direitos humanos. Membra do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular – NAJURP.

JULIA FORLANI

Coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Rede Liberdade. Graduada em relações internacionais pela PUC-SP, com mestrado em Políticas Globais pela Universidade de Durham na Inglaterra, tem mais de 15 anos de experiência em inovação social, atuando em ONGs e organismos internacionais. Co-fundou, em 2001, o ISPIS (Instituto Sincronicidade para Interação Social), uma organização de empoderamento juvenil focada na educação para a sustentabilidade. Atuou em organizações como Ashoka Brasil, Instituto Humanitas360 e Wings, além de ter trabalhado como consultora do PNUD.

JÚLIA PALMEIRA

Advogada da Rede Liberdade. Doutoranda em Jurisdição e Direitos Humanos na Universidade Católica de Pernambuco, mestra em Criminologia pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica). Especialista em Direito das Famílias e Sucessões e graduada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. É pesquisadora nas temáticas de Justiça Restaurativa, violências de gênero e encarceramento feminino. Integrante do Grupo de Estudos Restaura – USP e do Grupo Asa Branca Criminologia – UNICAP. Tem experiência em direitos das mulheres, direito penal e constitucional. Atuação consultiva e contenciosa como voluntária de organizações da sociedade civil e projetos de atendimento a mulheres em situação de violência. Tem formação em Mediação Judicial e Justiça Restaurativa.

JULIANA VIEIRA DOS SANTOS

Coordenadora Jurídica e advogada da Rede Liberdade. Especialista em litígio estratégico, é mestre pela Harvard Law School e doutora em direito do estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). É conselheira da Associação de Advogados de São Paulo – AASP e do LAUT – Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo.

LUCAS MORAES SANTOS

Advogado da Rede Liberdade. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como consultor para organizações da sociedade civil e como pesquisador em diversidade e democracia. Advogado do Liberdade e professor da Escola de Governo do Estado do Maranhão (EGMA).

MARCELO CHILVARQUER

Coordenador Executivo e advogado da Rede Liberdade. Mestre em Direito Econômico e Economia Política pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde se graduou em Direito e presidiu o Centro Acadêmico XI de Agosto. Atuou na implementação de políticas públicas nos níveis federal (Ministério da Justiça – 2013/2016), distrital (Secretaria de Cultura do DF – 2016-2017) e municipal (SP-Urbanismo – 2017).

MARLA BRANDÃO

Assessora de tecnologias institucionais da Rede Liberdade. Graduanda em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Bolsista do PET (Programa de Educação Tutorial) das Ciências Sociais da USP, com pesquisas sobre o impacto das “políticas de acesso” adotadas pela USP nos últimos 15 anos. Expoente no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP em 2020. Especialista em ciência de dados pela Universidade de California, machine learning pela Universidade de Stanford e cursando especialização em cibersegurança pela Universidade do Colorado.

PAULA CRISTINA COSTA

Advogada da Rede Liberdade. Mestranda do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Especialização em Direito Penal e Processo Penal pela UNIFACS. É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos Étnicos e Raciais – EtniCidades, do Grupo Lugar Comum, ambos da FAUFBA. Atua como consultora e pesquisadora para organizações da sociedade civil em controle urbano e relações étnico-raciais. Foi advogada voluntária do Patronato de Presos e Egressos da Bahia e educadora jurídica do Programa Corra Pro Abraço da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS.

RODRIGO DE ALMEIDA

Coordenador de Comunicação da Rede Liberdade. Jornalista com mestrado e doutorado em ciência política pela UFRJ e Uerj, respectivamente. Foi pesquisador do Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj, e pesquisador visitante da The New School for Social Research (Nova York). Como jornalista, foi editor executivo do Jornal do Brasil, diretor de Jornalismo do iG e colunista do Poder360 e UOL, entre outros cargos. Foi ainda assessor de comunicação do Ministério da Fazenda (2015) e secretário de Imprensa da Presidência da República (2015-2016).